31 October 2013

Ainda sem sinais da matéria escura

Em abril deste ano o CDMS (Cryogenic Dark Matter Search) anunciou a detecção de três eventos que poderiam ser atribuídos à partículas de matéria escura de massa pequena. Esses resultados, entretanto, estavam em contradição com os obtidos pelo XENON100 (Dark Matter Seacrh Experiment)  de 2012.
O detector LUX
Todos aguardavam ansiosos pelos resultados do LUX (Large Underground Xenon Detector) que deveria observar mais de 1600 eventos caso os dados do CDMS fossem corretos. Ontem foi feita a divulgação dos dados do LUX e infelizmente nada foi detectado. O LUX continuará operando e espera-se que com sua grande sensibilidade possa encontrar algo a medida que mais dados sejam colhidos. Vamos aguardar. Para mais detalhes sobre os resultados do LUX veja aqui.

08 October 2013

O Premio Nobel de Física de 2013

Englert e Higgs
Como esperado, o premio Nobel de física deste ano está relacionado à descoberta do bóson de Higgs em julho de 2012. Muitos teóricos estão relacionados à concepção e ao desenvolvimento das idéias de como gerar massa para campos de gauge de massa nula, e um número muito maior de experimentais estão relacionados à construção dos equipamentos instalados no CERN que finalmente comprovaram a existência do bóson de Higgs. O comitê do Nobel certamente estava num dilema de como premiar a descoberta do Higgs. Optaram pela escolha mínima: premiou os dois teóricos que geraram as idéias iniciais, François Englert e Peter Higgs. O primeiro trabalho a propor o que é conhecido atualmente como o mecanismo de Higgs foi publicado em 1964 por dois físicos belgas, Robert Brout e François Englert. Logo a seguir, ainda em 1964, o físico inglês Peter Higgs publica um trabalho com idéias semelhantes. Os belgas explicam como o mecanismo pode operar para a força fraca, responsável pelo decaimento beta, e Peter Higgs mostra que é necessário que exista uma partícula com certas propriedades, que agora leva seu nome. Um terceiro trabalho, feito pelos americanos Gerald Guralnik e Carl Hagen e pelo inglês Tom Kibble, contribuiram para o desenvolvimento dessas idéias que hoje em dia fazem parte do modelo padrão das partículas elementares. O bóson de Higgs foi encontrado no LHC nos experimentos do CMS e do ATLAS em 2012, mas antes disso foram descobertas outras partículas que também fazem parte do mecanismo de Higgs como os bósons W e Z, que possuem massa geradas pelo bóson de Higgs. Como o Nobel não é concedido postumamente Robert Brout não foi condecorado. Guralnik, Hagen e Kibble são reconhecidos pelas suas constribuições mas como o Nobel é concedido  no máximo para três pessoas eles ficaram de fora. Talvez o CMS e ATLAS ainda ganhem o Nobel pela descoberta de 2012. Vamos aguardar.