26 March 2013

Divulgado os Dados do Planck

Satélite Planck
Os primeiros dados coletados pelo observatório Planck foram apresentados na semana passada. O satélite foi lançado pela Agência Espacial Européia com a finalidade de estudar as anisotropias da radiação cósmica de fundo. O lançamento ocorreu em 2009 e agora os primeiros resultados foram anunciados.

A radiação detectada pelo Planck foi gerada quando o Universo tinha 380.000 anos de idade e era composto por um plasma de elétrons e fótons à uma temperatura de 2.700 graus Celsius. Hoje em dia, devido a expansão do Universo, essa radiação tem uma temperatura de 2.7 graus acima do zero absoluto. O mapa de temperaturas do céu gerado pelo Planck está na figura abaixo.


RCM dtetectada pelo Planck






Analisando os dados gerados pelo Planck descobrimos que o Universo é 100 milhões de anos mais velho do que se estimava, e que tem um pouco mais de matéria escura e um pouco menos de energia escura do que se acreditava anteriormente. Portanto, a idade do Universo é de 13.8 bilhões de anos e seu conteúdo é composto de 4,9% de matéria ordinária, 26,8% de matéria escura e e 68,3% de energia escura. Os dados também mostram a existência de apenas 3 neutrinos (já conhecidos) e excluem a possibilidade de um quarto neutrino. 




Para se ter uma ideia da qualidade dos dados coletados pelo Planck basta comparar com os dados do COBE (lançado em 1989) e WMAP (lançado em 2001) na foto ao lado. Realmente um grande progresso. Pena que nada de excepcional tenha sido encontrado. Assim como no LHC...

2 comments:

Anonymous said...

Prof. Rivelles
O senhor falou que tem mais matéria escura do que energia escura, mas nos dados que você traz tem-se: 26,8% de matéria escura e e 68,3% de energia escura.

Foi algum erro de digitação? Ou o senhor quis dizer que se tem mais matéria escura (e menos energia escura) do que o que era previsto anteriormente?

Victor Rivelles said...

O texto estava de fato ambíguo. O universo tem um pouco mais de matéria escura e um pouco menos de energia escura do que se acreditava. Ainda continua tento mais energia escura do que matéria escura. O texto foi corrigido. Obrigado por chamar minha atenção para isso.