25 June 2012

Descoberta do Higgs?

O CERN anunciou que apresentará novos dados sobre o Higgs no seminário “Update on the search for the Higgs Boson”.  no dia 4 de julho. O seminário vai acontecer um pouco antes de uma das conferências mais importantes da área, o ICHEP, que será realizada em Melbourne, e onde o CMS e ATLAS irão apresentar os dados mais recentes sobre o Higgs. Em Dezembro de 2011 os dados acumulados pelos dois experimentos indicavam um excesso de eventos compatível com a existência de um Higgs de massa 125 GeV. A estatística combinada dos dois experimentos indica que a probabilidade de que esse excesso de eventos seja devido ao acaso é de uma parte em cem mil. Com o aumento da energia do acelerador e com muitos mais eventos colhidos nestes últimos meses a estatística deve melhorar muito e espera-se que seja anunciada a descoberta do Higgs nesse seminário. O seminário será transmitido as 9 hs em Genebra, 4 hs da manhã no Brasil e será transmitido ao vivo. Mais informações aqui.

05 June 2012

Trânsito de Vênus

Hoje vai ocorrer um evento raro nos céus: Vênus irá passar pela frente da face do Sol. Infelizmente será noite no Brasil e não poderemos assistir ao trânsito. Em geral ocorrem dois trânsitos de Vênus por século enquanto que Mercúrio passa pelo Sol cerca de 13 vezes por século. Como o último trânsito de Vênus ocorreu em 2006 teremos que esperar pelo próximo século para vê-lo novamente.  Este trânsito será certamente um dos mais bem documentados de toda história e poderá ser visto ao vivo no site na NASA.

Trânsito de Vênus 2012
Desde a época em que Kepler descobriu as leis que regem o movimento dos planetas ao redor do Sol é possível prever com exatidão quando um trânsito vai acontecer. Em 1627 Kepler construiu uma tabela dos movimentos planetários e descobriu que em 1631 haveria um trânsito de Vênus e Mercúrio. Infelizmente ele morreu antes do trânsito mas outros astrônomos assistiram ao fenômeno na data antecipada por Kepler.

Edmond Halley, o mesmo que deu nome ao cometa, após presenciar um trânsito de Mercúrio em 1677 percebeu que poderia usar o tempo de trânsito dos planetas para determinar a distância da Terra ao Sol. Para isso seria necessário determinar o tempo de trânsito em pontos afastados da superfície terrestre já que o efeito de paralaxe forneceria visões diferentes em lugares diferentes. Como Vênus está mais próximo da Terra o efeito de paralaxe é maior para Vênus do que para Mercúrio. Halley iniciou então uma campanha vigorosa para a observação dos trânsitos de 1761 e 1769. Como era necessário a obervação em diferentes países fez uma campanha internacional e montou uma das primeiras colaborações internacionais que se tem história. Infelizmente os resultados não foram os esperados. Apesar das diversas expedições científicas enviadas à vários países havia um problema quando o disco de Vênus se aproximava da borda do Sol: o disco ficava deformado dificultando uma medida precisa do tempo de trânsito. Outras expedições foram organizadas para os trânsitos de 1874 e 1882 mas o problema persistia. Hoje sabe-se que essa distorção é devido à efeitos de turbulência da atmosfera terrestre. A distância até o Sol agora é medida através de radares fornecendo resultados extremamente acurados. O último trânsito de Vênus do século não tem muita importância do ponto de vista científico mas é uma boa oportunidade para lembrar como já foi útil. O espetáculo, porém, é sempre digno de ser presenciado.

Para mais fotos veja aqui.