16 April 2007

Testando a Relatividade Geral

O satélite Gravity-Probe B foi lançado em 2004 para testar duas previsões da relatividade geral. De acordo com a teoria de Einstein, a Terra ou qualquer outro corpo massivo afeta o espaço-tempo ao seu redor. Isto causa no satélite um efeito geodético devido a curvatura do espaço-tempo produzido pela massa da Terra. Além disso, há um outro efeito muito menor, o arrastamento do espaço-tempo devido ao movimento de rotação da Terra.

Para detectar tais efeitos, o satélite transporta quatro giroscópios extremamente precisos. Após três anos monitorando o comportamento desses giroscópios já é possível detectar o efeito geodético com uma precisão de 1%. O efeito de arrastamento, por ser muito menor, ainda requer uma calibração melhor dos giroscópios e mais alguns meses de coleta de dados. A previsão é de que até o final do ano novos dados estarão disponíveis. O custo do satélite foi de 700 milhões de dolares! Mais detalhes podem ser encontrados aqui.

1 comment:

Anonymous said...

O que impressiona no post é a longevidade de um projeto - quase meio século - que não foi realizado ao tempo de sua concepção, aguardando as tecnologias necessárias e também o envolvimento de estudantes de diversos níveis, desde doutorandos a colegiais. Seria interessante vir a público a maneira em que ocorreu essa integração de cérebros tão díspares na formação acadêmica e como foram resolvidos os conflitos entre tantos egos. Enfim, Einstein estava correto de novo... Um forte abraço.