13 April 2006

Dando nome aos bois

Um bom professor fornece a maior quantidade possível de informação a fim de auxiliar a compreensão daqueles que o ouvem. Por isso, fiquei bastante surpreso com o texto do prof. Walter Wreszinski, publicado no Bifusp de 31/03/06, no qual analisa comentários entre colegas sem, porém, cita-los. Para esclarecer, o prof. Walter refere-se a um artigo de minha autoria no qual comento um trabalho do prof. Bert Schroer, professor aposentado na Alemanha e que vive atualmente no Brasil. Não vou utilizar o estilo jornalístico de pinçar frases que quando retiradas de contexto geram conclusões precipitadas e errôneas. Todos podem ler os trabalhos mencionados e tirar suas próprias conclusões. O artigo do prof. Schroer pode ser acessado aqui: String theory and the crisis in particle physics ; os meus comentários podem ser vistos aqui: Ideology, sociology and psychology of strings; comentários de outros autores podem ser encontrados aqui.

O prof. Schroer teve, e ainda tem, toda a liberdade de responder no próprio blog. De minha parte, não necessito de intermediários para expressar meus pensamentos. Faço-o pessoalmente e não me curvo à submissão cultural de países desenvolvidos. Trato-os de igual para igual. Além do mais, considero a liberdade de expressão como manifestação essencial de civilidade de qualquer comunidade e por isso respeito as opiniões contrárias sem menosprezar meus interlocutores. Infelizmente, nem todos conseguem ser civilizados e sociáveis quando confrontados com idéias e opiniões distintas das suas.

E para finalizar, é bom lembrar que nós, brasileiros, somos internacionalmente reconhecidos pela nossa hospitalidade, simpatia e sociabilidade. Bem, talvez nem todos nós.

No comments: